04/08/2025

Tabela Auto B3 auxilia na precificação correta de veículos após mudanças anunciadas pelo governo

Nova política fiscal e programa de incentivo à sustentabilidade aceleram mudanças nos preços e na dinâmica comercial de veículos novos e usados


São Paulo, 4 de agosto de 2025 – A chegada do IPI Verde e do programa Carro Sustentável, que passaram a valer com a publicação do Decreto nº 12.549 em 10 de julho, estão trazendo uma mudança significativa para o mercado automotivo brasileiro. Neste período de novas regras, uma saída para acompanhar as variações e atualizações de preços dos veículos é usar a Tabela Auto B3, que monitora quinzenalmente um milhão de anúncios, tem mais de 5 milhões de veículos precificados e cobertura em 133 mesorregiões.

“Essa ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a Bright Consulting para oferecer uma referência mais precisa de preços de transação e apoiar o planejamento comercial das empresas do varejo automotivo”, explica Rodrigo Amâncio Oliveira, diretor de produtos da B3.

“O IPI Verde, por exemplo, é uma iniciativa que visa promover a eficiência energética e a sustentabilidade no setor. Com as novas alíquotas, os preços dos veículos devem variar e o monitoramento constante por meio da Tabela Auto B3 permitirá que concessionárias, lojistas, agentes financeiros, seguradoras e locadoras ajustem suas estratégias de forma mais precisa”, afirma Oliveira. 

As alíquotas do IPI Verde levam em conta cinco critérios: tipo de combustível e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência, metas de desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção, além dos índices de reciclabilidade. O programa Carro Sustentável, por sua vez, busca facilitar o acesso a veículos compactos com baixa emissão de CO2, reciclabilidade mínima e produção nacional, com validade até o final de 2026. 

De acordo com o diretor, “as montadoras estão se adaptando rapidamente, antecipando lançamentos com preços promocionais que superam a redução do imposto. Isso cria uma proposta de valor atraente para o consumidor e deve acelerar as vendas no curto prazo.” 

Entretanto, o impacto não se limita apenas ao mercado de veículos novos. “O segmento de usados também será influenciado, com ajustes nos preços de modelos que competem com os novos de entrada e nos usados premium, que devem ver um aumento na diferença de preços em relação aos novos”, explica o executivo. “Nesse cenário, o monitoramento preciso dos preços de transação será essencial para garantir negociações seguras e sustentáveis.” 

Consulte a Tabela Auto B3 no link.