02/10/2020

B3 realiza oito ações de educação financeira gratuitas na World Investor Week

Bolsa ainda ajudou a mobilizar outras 30 iniciativas que serão capitaneadas por instituições do mercado


A B3 preparou um calendário exclusivo de iniciativas para integrar a quarta edição da Semana Mundial do Investidor, ou World Investor Week (WIW), que acontece de 5 a 11 de outubro.

Para abrir a semana, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, o vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, Juca Andrade, o presidente da CVM, Marcelo Barbosa, e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Morgan Doyle, realizam um toque de campainha virtual que tem como objetivo atrair a atenção dos brasileiros para a importância da educação financeira. O evento poderá ser acompanhado pela tvb3.com.br e pelas redes sociais da bolsa no dia 5 de outubro, às 10h.

Ao longo da semana, seis lives com representantes da B3, influenciadores e profissionais do mercado financeiro vão discutir e compartilhar experiências sobre temas de interesse do investidor pessoa física. “Vimos o número de contas na depositária de renda variável da B3 quase dobrar em relação ao fechamento de 2019. É indiscutível a importância, e que este seja um momento único para levar educação para o investidor brasileiro. Muitos estão começando sua jornada nos ativos de renda variável esse ano e essa é uma grande oportunidade para que ampliem seu conhecimento de forma que possam ter mais segurança para fazerem suas escolhas em relação às finanças”, afirma Claudia Hoshiba, superintendente de Produtos e Clientes da B3.

Além do toque de campainha e das lives, videoaulas ficarão à disposição do investidor para que ele assista quando quiser.

A B3 ainda incentivou que o mercado realize ações nesta Semana. Instituições como Agora, C6, CM Capital, Easynvest, Guide, Nova Futura e Terra aceitaram o convite e também estão realizando suas próprias ações, totalizando outros 30 eventos e conteúdos à disposição dos investidores. Somadas às iniciativas da B3, serão 38 ações online e gratuitas disponíveis nos sete dias do evento.  Para conhecer cada uma delas, acesse: http://www.b3.com.br/pt_br/b3/educacao/sobre-a-b3-educacao/

Hub reformulado e novos cursos para o investidor

Durante a World Investor Week, a B3 coloca no ar uma nova versão de seu hub de educação financeira. Além de poderem usufruir de uma navegação mais intuitiva, que segue uma lógica de aprendizado pensada na jornada do usuário (do iniciante ao expert), os investidores poderão realizar 50 cursos, sendo oito com a possibilidade de emissão de certificado ao final.

 

Todos os cursos são gratuitos e online. Os cursos que emitem certificado são:

 
  1. Como funciona uma bolsa de valores
  2. Por dentro da B3
  3. Produtos de renda fixa
  4. Tributação de investimentos para iniciantes
  5. Como fazer análise de investimentos
  6. Conceitos de minicontratos
  7. Treinamento em cash equities
  8. Iniciante no Mercado de Ações
 

No painel "Meu Perfil", agora ficam registradas as informações sobre cursos realizados, os conteúdos consumidos e conteúdos favoritos e há novos filtros de busca para os conteúdos.


World Investor Week

A World Investor Week busca incentivar a promoção de iniciativas sobre a proteção e educação financeira e de investidores em todo o mundo. Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores, ou IOSCO, e liderada no Brasil pela CVM, a iniciativa congrega a oferta de oportunidades educacionais à população de mais de 80 países, oferecidas por todos os membros da organização.

Para mais informações sobre a Semana, acesse: http://semanadoinvestidor.cvm.gov.br/