07/12/2018

B3, CVM, GRI e Pacto Global lançam documento que facilita a divulgação de informações socioambientais


São Paulo, 07 de dezembro de 2018 – Em linha com o protagonismo que ocupam no desenvolvimento de ações que incentivem boas práticas de governança corporativa e no suporte à criação de novos mercados e incremento à agenda socioambiental das companhias, B3, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), GRI (Global Reporting Initiative) e Rede Brasil do Pacto Global da ONU se uniram para criar um documento que correlacione os itens do Formulário de Referência (documento do Regulador do mercado de capitais que as empresas listadas brasileiras devem responder, no mínimo anualmente, reportando suas atividades), às diretrizes da GRI utilizadas para reportar o avanço nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo é tornar mais prática e consistente a divulgação de informações socioambientais e de governança corporativa por parte das empresas aumentando, consequentemente, a relevância e comparabilidade para a tomada de decisão do investidor.

Segundo os parceiros, não se trata de criar mais uma referência ou estabelecer regras ou fórmulas prontas. É a concretização da preocupação constante da B3, da CVM, da GRI e da Rede Brasil do Pacto Global de tornar o dia a dia das companhias mais simples ao se tratar de seu relato corporativo, provocando a reflexão de que as suas informações devem ser as mesmas, ainda que demonstradas em fontes diferentes. Além disso, as empresas esperam que este documento cumpra seu papel na demonstração de que o disclosure de informações financeiras possui relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto terá como produto um documento que será lançado em 7/12 evento da CVM, no Rio de Janeiro, no Painel “Formulário de Referência, ODS e GRI”, às 16h30.

Serviço:

2º Seminário Brasileiro de Sustentabilidade e Investimento
Data: 7/12/2018   Endereço: Centro de Convenções Bolsa do Rio - Praça XV de Novembro - 20 - Centro - Rio de Janeiro 
Painel 5: Formulário de Referência, ODS e GRI > Horário: 16h30 – 18h10   

  • Moderadora: Sonia Favaretto (Diretora de Imprensa, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social, B3)
  • Fernando Silas (Gerente de Sustentabilidade, Bradesco)
  • Luiz Pires (Gerente de Sustentabilidade, SulAmérica)
  • Renato Eid (Gerente, Itaú Asset Management)
  • Glaucia Terreo (Diretora, Global Reporting Initiative (GRI), Brasil)
  • Barbara Dunin (Assessora dos ODS, Pacto Global, Rede Brasil)
  • José Alexandre Vasco (Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores, CVM)

Confira o documento, em Sustentabilidade, Nas empresas, Publicações, Mercado de Capitais e ODS.

B3. Com o mercado, para o futuro.