Com o objetivo de possibilitar o acesso aos seus sistemas, metodologias e simuladores de risco e margem, a B3 coloca à disposição do mercado soluções de API (Application Programming Interface). As APIs podem ser usadas para que clientes possam integrar seus sistemas aos da B3, de modo rápido e de fácil manutenção.

Margin Simulator

O serviço de simulador de margem de risco permite acesso rápido, fácil e direto ao CORE (Close-Out Risk Evaluation), um sistema próprio de cálculo de risco integrado desenvolvido pela B3.

Com o simulador, gestoras, fundos de investimentos, instituições financeiras e vendors nacionais e internacionais podem simular cenários para as chamadas de margens de garantia de seus respectivos portfólios de ativos ou de seus clientes.

O serviço é oferecido via API (Application Programming Interface) ou por meio de um plugin para o Microsoft Excel. Para isso, desenvolvemos uma planilha que pode ser utilizada pelo contratante, acelerando o acesso ao serviço.

A partir da criação de uma carteira composta pelos ativos que se deseja simular (carteira hipotética), o simulador fornece, em tempo real, informações sobre as chamadas de garantias necessárias para a operação.

Fluxo de Encerramento

Ao contratar o Margin Simulator você também pode acessar o Fluxo de Encerramento, uma solução que permite simular o fluxo de caixa no encerramento de portfólios de ativos, trazendo mais segurança à definição de estratégias para a liquidação das carteiras.

Fazendo essa opção, sua empresa precisará configurar uma API ou plugin Excel específico para acesso ao Fluxo de Encerramento.  A partir daí, sempre que for simular o fluxo de caixa de liquidação de um portfólio, basta entrar na ferramenta e incluir a carteira hipotética. O sistema gera informações sobre margens consolidadas (garantias, posições e saldo), garantias por tipo (TPF, ações, BRL, UDS, títulos internacionais) e posições em múltiplos mercados e classes de ativos (ação, opção, futuro BTB, termo, etc.).

Diferenciais

  • img

    Confiança e precisão

    Os cálculos são gerados pelo CORE, a mesma plataforma que faz o processamento administrativo de risco da Clearing da B3. O sistema possui uma metodologia de cálculo extremamente complexa, com mais de 10 mil cenários de risco avaliados, que permitem a geração das chamadas de garantias.

  • ic-calc.png

    Eficiência na alocação de capital

    O CORE possibilita maior eficiência na alocação de capital por realizar a avaliação conjunta de risco de portfolios heterogêneos, compostos por diferentes tipos de ativos, contratos e garantias nos mercados administrados pela B3. Saiba mais sobre o CORE.

  • img

    Acesso ao sistema de risco da B3

    O Margin Simulator atende à demanda dos analistas e gestores buy-side por serviços de TI relacionados à gestão de riscos, permitindo o acesso direto do mercado ao CORE.

  • img

    Simulações em tempo real

    A ferramenta permite simular chamadas de margem a qualquer momento, dentro do horário de funcionamento do CORE (das 7h00 às 21h30, em dias úteis), considerando as devidas atualizações ao final de cada janela de liquidação.

  • img

    Estratégia protegida

    Utilizando a integração com o CORE, o usuário final consegue acessar o sistema de forma direta, sem a necessidade de expor sua estratégia para intermediários. Cabe ressaltar que, por integrarem a cadeia de responsabilidade de gestão e utilização de colaterais, os participantes da Câmara B3 já possuem acesso aos sistemas de risco, incluindo o simulador. Tal acesso é realizado por sistemas fornecidos pela B3.

  • img

    Upload do arquivo IMBARQ

    Por meio da integração via planilha é possível fazer o upload do arquivo do módulo de conciliação do iMercado, o arquivo IMBARQ. Tal arquivo contém as posições do fechamento do dia anterior de determinado cliente, reduzindo o risco operacional no input de informações, caso do usuário do simulador deseje testar a chamada de margem de seu portfolio. Saiba mais sobre o iMercado.

  • img

    Próximas etapas

    Na próxima etapa, a B3 irá disponibilizar integração com o RTC (Real Time Clearing), onde o usuário poderá fazer o upload de sua carteira real, e uma interface web para realizar consultas pontuais e verificar o extrato de consumo do Margin Simulator. Além disso, serão desenvolvidos relatórios de risco de acordo com o portfólio do cliente.

 

Como contratar

A contratação do serviço é realizada por Contrato Único de Acesso à Infraestrutura Tecnológica e aos Sistemas e Serviços de Tecnologia da B3.
Confira as tarifas disponíveis na Política Comercial.

Para contratar e obter mais informações, fale com:

Documentos

Contrato Único - Documento para contratação do serviço

Metodologia do CORE - Manual técnico com as metodologias de cálculo do CORE

Política Comercial - Política Comercial do Margin Simulator

Manual Operacional - Manual com as principais funcionalidades do serviço

Manual das APIs - Documentação dos webservices