Introdução

Integrado à plataforma de negociação (PUMA), o LiNe uma ferramenta que permitirá aos participantes de negociação estabelecer limites de negociação e acompanhar os comitentes operando nos mercados administrados pela B3, independentemente da forma de acesso (DMA, mesa ou assessor).

A quem se destina

O LiNe Clearing destina-se a PNP, PN e PL que necessitem definir limites de negociação para seus comitentes. Eles serão os agentes definidores de limites.

Adicionalmente, todos os comitentes que enviarem ou tiverem suas ordens enviadas ao sistema de negociação são usuários do LiNe Trading, por terem seus limites validados antes do envio da oferta ao núcleo de negociação.

Métricas

As métricas agregadas, SPVD (Saldo Potencial de Venda a Descoberto), SDP (Saldo Devedor Potencial), SFD (Saldo Financeiro de Day trade) e RMKT (Medida de Risco), serão avaliadas no LiNe (centrais de risco Clearing) e a avaliação de suas ofertas será realizada após as ofertas serem recebidas pelo núcleo de negociação. As ofertas diretas são avaliadas em todas as medidas do LiNe Trading e do LiNe Clearing em tempo real, isto é, só serão aceitas ofertas diretas que respeitarem todos os limites definidos nas medidas do LiNe. Por definição, a medida SFD (Saldo Financeiro de Day trade) só é avaliada após a concretização de negócios

De forma a permitir uma maior precisão ao cálculo de risco, o sistema LiNe Clearing está integrado à plataforma de pós-negociação. Com isso, considera para cálculo das métricas agregadas as posições de início de dia dos investidores (carteira de abertura), além das operações realizadas durante o dia.

Essas mudanças têm o intuito de facilitar a experiência do usuário, pois, uma vez que vigorem, todo e qualquer acesso ao sistema de negociação da B3 só poderá ser feito por sessões de negociação controladas pelo novo LiNe.