Script Linkedin Partner

Governança

Governança dos índices

A B3 desenvolve e administra índices que são referência no mercado financeiro há mais de 50 anos, seguindo critérios de governança que asseguram os mais elevados padrões de qualidade, robustez e transparência.

Nossa estrutura de governança está alinhada aos princípios da IOSCO (International Organization of Securities Commissions) para índices financeiros.

Temos políticas e procedimentos internos que refletem nosso compromisso em evitar conflitos de interesses, garantir a integridade dos índices e a segurança da informação. Temos, ainda, um Canal de Denúncias que pode ser acessado confidencialmente por qualquer pessoa.
A seguir, você conhece melhor como o processo de governança é gerido tanto internamente quanto no relacionamento com o mercado.

Conflito de interesses

A prevenção de conflitos de interesses está explicitada em nosso Código de Conduta e na Política para transações com partes relacionadas e demais situações de potencial conflito de interesses.

Para evitar que tais conflitos ocorram, as equipes dedicadas à operacionalização dos índices são apartadas das áreas comerciais e das áreas dedicadas ao desenvolvimento. Outra medida é a divulgação de transações com partes relacionadas por meio de notas explicativas, nas demonstrações contábeis da B3.

Integridade do Benchmark

Definimos e documentamos os processos relacionados às atividades de implementação, exclusão, criação, alteração e atualização dos índices administrados pela B3.

Os controles são definidos pelas áreas executoras dos processos, visando à mitigação de eventuais erros operacionais. Adotamos, ainda, um ciclo de validação da parametrização sistêmica dedicada à atualização do cálculo dos índices.

Mecanismo de Denúncia

Treinamos constantemente nossas equipes para a conduta ética e disponibilizamos aos nossos clientes e demais públicos mecanismos para reportar fatos e denúncias, por meio de nossos canais de comunicação. Temos, ainda, um Canal de Denúncias que pode ser acessado com ou sem identificação.
Todas as denúncias recebidas são tratadas e investigadas, em consonância com a Norma de Tratamento de Denúncias e Fraudes, e levadas ao Comitê Interno de Conduta e Ética. 

Segurança dos dados

Temos uma estrutura normativa de segurança da informação, composta por políticas, normas e procedimentos que preservam a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade dos dados que compõem os sistemas e processos dedicados à administração dos índices. Esse trabalho é regulado pela Política de Segurança da Informação da B3.