Versão em português: U ma análise da evolução dos investidores na B3
Nossos investidores
Transformação e evolução constante. Nos últimos anos: o número dos nossos investidores pessoa física aumentou significativamente, a faixa etária média se modificou e mais mulheres começaram a investir.
Em março de 2024, foi registrado um aumento na base de investidores pessoas físicas na B3 pelo oitavo mês seguido, somando 5,1 milhões de investidores em renda variável e 16,3 milhões em renda fixa. O total de investidores na bolsa brasileira atingiu a marca total de 19,4 milhões de pessoas físicas (descontando as duplicidades de investidores que investem em produtos das duas modalidades), uma alta de 2% no ano. Desde 2020, a base de investidores já cresceu mais de 80%.
Confira o relatório com dados atualizados sobre a pessoa física:
English version: An analysis of the evolution of investors in B3 (in progress)
Desde 2020, a B3 também elabora estudos sobre os perfis dos investidores. Em agosto de 2024, a bolsa do Brasil, em parceria com a Bridge Research, realizou um estudo detalhado sobre o comportamento dos investidores. Em “Brasil que investe” foram mapeados nove perfis baseados em dados sobre operações financeiras e produtos em carteira. Descubra por que as pessoas investem, escolhem ativos, mantêm posições e decidem mudar. Essas informações podem fornecer insights valiosos para bancos, corretoras, assets e outras empresas do mercado. Além, é claro, de investidores descobrirem seus próprios perfis e afinidades.
Baixe o estudo “O Brasil que investe”
Conheça outros estudos sobre investidores também desenvolvidos pela B3, a bolsa do Brasil: