04/01/2022

B3 divulga carteiras de seus principais índices ESG

Essa é a primeira carteira válida para o recém-lançado IGPTW B3 e também a primeira do ISE B3 a vigorar considerando a nova metodologia


 

São Paulo, 04 de janeiro de 2022- A B3 anunciou a 17ª carteira de Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) que vigora de 3 de janeiro a 30 de dezembro de 2022, com rebalanceamentos quadrimestrais. A carteira reúne 46 ações, de 46 companhias, pertencentes a 27 setores. Juntas, as companhias somas R$ 1,74 trilhão em valor de mercado, 38,26% do total do valor de mercado das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento.

+ Veja como ficou a primeira carteira do recém-lançado índice GPTW B3

+ Confira aqui também a 12ª carteira do ICO2 B3

 

 

Essa carteira do ISE B3 considera a nova metodologia, anunciada em julho de 2021, que traz mudanças como a simplificação do questionário e adequação das perguntas, considerando o setor de atuação da empresa, a adoção do scoring CDP-Clima para avaliação da dimensão ‘mudança do clima’ e a incorporação dos dados e métricas de risco ESG calculados pelo RepRisk.

O processo da carteira 2021/2022 contou com parcerias da ABC Associados (revisão e aplicação da metodologia e análise técnica dos resultados), KPMG (asseguração), CDP (questionário de mudança do clima) e RepRisk (indicador de dados e métricas de risco ESG 

 

Podem participar do processo seletivo do ISE B3 as empresas detentoras das 200 ações mais líquidas na B3, neste ano representadas por 187 companhias. Dessas, 73 se inscreveram no processo e 46 foram aprovadas. Outras 60 empresas responderam ao questionário simulado, com o objetivo de aprofundar seu diagnóstico e avaliar oportunidades de avanço na agenda ESG. No processo seletivo do ano passado, 45 empresas aplicaram para participar da carteira e 33 responderam ao questionário simulado.

“Os resultados falam por si. As companhias estão mais engajadas e buscando evoluir em suas práticas ESG. Tão importante quanto evoluir é apresentar esse resultado para a sociedade, consumidores e investidores. O ISE B3 as conecta com este último público, que vem buscando bons ativos do ponto de vista da sustentabilidade para aplicar seus recursos”, afirma César Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3. 

Das empresas que fazem parte da carteira do ISE B3 em 2022, 99% delas oferecem a seus funcionários mecanismos formais, independentes e de fácil acesso para denúncias relacionadas a casos de assédio moral, sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceito contra grupos minorizados e 100% das empresas fazem o gerenciamento adequado dessas denúncias. Além disso, 96% das companhias indicam o combate à mudança do clima e seus impactos como um de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e 100% afirmam que possuem uma política corporativa relacionada às suas gestões ambientais. Veja o relatório completo dos indicadores no Raio-X da carteira ISE 2022. 

O processo da carteira 2021/2022 contou com parcerias da ABC Associados (revisão e aplicação da metodologia e análise técnica dos resultados), KPMG (asseguração), CDP (questionário de mudança do clima) e RepRisk (indicador de risco reputacional).

Desde que foi criado, em 2005, o ISE B3 apresentou performance de 267,06% contra 228,42% do Ibovespa (base de fechamento em 30/12/2021). No mês de dezembro, o ISE B3 ainda teve ainda menor volatilidade: 16,72% em relação a 19,71% do Ibovespa. O índice conta com um Exchange Traded Fund (ETF), o ETF ISUS11 (fundo de índice), listado em 31/10/2011 e outros 14 fundos de investimento que o referenciam, somando mais de R$ 527 milhões em patrimônio líquido (em 28/12/2021).

As respostas das companhias que participaram do processo seletivo estão disponíveis no site www.iseb3.com.br.

Carteira ISE B3 – 2022*

 

AES BRASIL CIELO ITAUUNIBANCO RUMO S.A.
AMBIPAR COPEL KLABIN S/A SANTANDER BR
AMERICANAS COSAN LIGHT S/A SIMPAR
AREZZO CO CPFL ENERGIA LOJAS RENNER SUL AMERICA
AZUL DEXCO M.DIASBRANCO SUZANO S.A.
BRADESCO ECORODOVIAS MAGAZ LUIZA TELEF BRASIL
BRASIL (BANCO DO BRASIL) ENERGIAS BR MINERVA TIM
BRASKEM ENGIE BRASIL MOVIDA VIA
BRF SA FLEURY MRV VIBRA
BTGP BANCO GRUPO NATURA NEOENERGIA WEG
CCR SA IOCHP-MAXION P.ACUCAR-CBD  
CEMIG ITAUSA RAIADROGASIL  

Nomes de pregão

Carteira anterior ISE B3 – 2021

AES BRASIL COPEL ITAUSA MRV
ASSAI COSAN ITAUUNIBANCO NEOENERGIA
B2W CPFL ENERGIA KLABIN S/A P.ACUCAR-CBD
      PETROBRAS
    LOJAS AMERIC SANTANDER BR
BRF SA ELETROBRAS LOJAS RENNER SUZANO S.A.
BTGP BANCO ENERGIAS BR M.DIASBRANCO TELEF BRASIL
CCR AS ENGIE BRASIL MARFRIG TIM
CEMIG FLEURY MINERVA VIBRA
CIELO GRUPO NATURA MOVIDA WEG

Outros índices ESG

A B3 também divulgou a composição de seus outros índices ESG. Já está disponível a primeira carteira do recém-lançado índice GPTW B3 , que reúne ações de 45 empresas. Onze delas fazem parte do ranking das 150 melhores empresas para trabalhar e possuem peso dobrado no índice, em relação as outras 34 empresas que são certificadas pela Great Place to Work (GPTW).

A bolsa do Brasil informa ainda que 12ª carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) já pode ser consultada . Essa é a maior carteira já registrada para o índice desde a sua criação, em 2010, reunindo 64 ações de 60 companhias. Integram a carteira, as empresas que elaboraram seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e que aderiram formalmente à iniciativa do índice, reportando suas informações à B3 em 2021