19/01/2023

Entenda o impacto da recuperação judicial da Americanas nos índices da B3


São Paulo, 19 de janeiro de 2023 – Diante do pedido de recuperação judicial solicitado e deferido nesta quinta-feira (19/1) pela Americanas, a B3 informa que excluirá as ações da empresa, negociadas sob o ticker AMER3, de todos os seus índices. Essa decisão está prevista no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3, na página 8, sob o título “Companhias em situação especial”.

Como fica a negociação das ações da companhia a partir de agora:

  • 20/1 (amanhã, sexta-feira): a AMER3 segue negociada normalmente, mas passa a ser listada na B3 sob o título de “Recuperação Judicial”. Após o encerramento do pregão, a ação será retirada da carteira dos seguintes índices: IBOV, IGCX, ICO2, ICON, IBXX, IGCT, IGNM, IBRA, IVBX, ISEE (ISE B3), ITAG, SMLL, IBXL e GPTW.
  • Adicionalmente, a ação passará a ter suas informações publicadas num segmento especial denominado “Recuperação Judicial” no Boletim Diário de Informações.

 

Nova composição do Ibovespa

  • Com a exclusão das ações da Americanas dos índices, a nova composição do Ibovespa B3 estará disponível neste link

        

Exclusão do ISE B3

Com o objetivo de trazer transparência ao fluxo de monitoramento de crise do ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial), a B3 iniciou em 12/1 o Plano de Resposta a Eventos relacionado ao ISE B3, disponível neste link.

  • Os procedimentos estabelecidos no plano foram realizados e a B3 deliberou pela exclusão da empresa da carteira do ISE B3.
  • O prazo de exclusão de uma empresa da carteira, previsto pela metodologia do ISE B3 nesses casos, é de, no mínimo, três pregões após a comunicação ao mercado. No entanto, devido ao pedido de recuperação judicial, a Americanas será excluída a partir de amanhã, conforme o Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3.