18/05/2016

Bolsa participa de conferência global sobre práticas de sustentabilidade nas empresas

Diretora de Imprensa e Sustentabilidade apresenta case “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado” em painel sobre iniciativas brasileiras


A Bolsa está participando da 5ª Conferência Global GRI, evento que reúne líderes e especialistas em sustentabilidade de diversas partes do mundo em Amsterdã, Holanda. Os participantes trocarão experiências e debaterão as melhores práticas corporativas sobre o tema em diversos painéis que serão realizados de hoje até sexta-feira.

sonia_site.jpg

A Diretora de Imprensa e Sustentabilidade e presidente do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, Sonia Favaretto, será a representante da companhia no evento. No painel “Brazil: Creating a pathway to promote change through transparency”, ela apresentará o case “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado”, iniciativa lançada pela Bolsa no final de 2011.

“O Relate ou Explique nasceu como uma recomendação de adesão voluntária da nossa Bolsa às empresas listadas para estimular a publicação de informações ESG (Environmental, Social e Governance), que cada vez eram mais solicitadas pelos investidores -- movimento que segue forte e acelerado”, explica Sonia.

Mercado demanda mais transparência

A adesão voluntária das companhias foi crescendo ano após ano. Em junho de 2012, 45,31% das empresas listadas publicaram suas informações ESG ou justificaram a não publicação. Em junho de 2015, a participação foi de 71,65%.

A partir deste ano, o Relate ou Explique assume um novo formato. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), numa evolução do que já praticava, reformulou o modelo do Formulário de Referência, tornando o item 7.8 exclusivo para a divulgação de informações socioambientais. Agora, o compromisso das companhias passa a ser diretamente com o regulador, mas a Bolsa seguirá compilando e divulgando todos os dados de forma consolidada.