A RCB é uma rede de comunicação de alta tecnologia e desempenho, que possibilita o acesso direto dos distribuidores a sistemas de negociação e pós-negociação, Market Data, e sistemas do Banco B3. O acesso pode ser estabelecido por meio de diferentes formas, com disponibilidade, desempenho e latência variadas, que visam estabelecer níveis de suporte, gerenciamento e manutenção otimizados.

    Para quem é

    As formas de acesso à infraestrutura tecnológica da B3 estão disponíveis aos participantes do mercado, distribuidores e ISVs que pretendem estabelecer uma conexão para suas atividades de acordo com o seu perfil de relacionamento junto a B3. 

    • Suporte e configuração de conexões

      A B3 oferece serviços de suporte e assessoria para instalação, configuração de equipamentos e monitoração da conexão de rede com a RCB.

      O pacote de serviços oferecidos pela B3 inclui:

      • Planejamento dos trabalhos, onde serão definidas as premissas técnicas, operacionais e estratégicas;
      • Desenho de arquitetura física e lógica do perímetro RCB e a recomendação dos equipamentos de rede a serem adquiridos;
      • Implantação;
      • Instalação física dos equipamentos de rede que receberão o link da operadora;
      • Configuração dos equipamentos de rede;
      • Realização de testes de conectividade física e;
      • Apoio para conectividade com os aplicativos da B3.

      Para quem é

      Este serviço pode ser contratado pelos participantes de negociação e usuários do Sinal de Informações / Market Data da B3 que utilizam e/ou pretendem utilizar a RCB como alternativa de conexão à rede de comunicação da Bolsa.

    • Suporte e manutenção da conexão com a RCB

      A B3 disponibiliza uma equipe especializada para solucionar problemas de falhas de conexão via RCB aos sistemas eletrônicos de negociação, desde que o problema restrinja-se ao perímetro de rede que faz fronteira com a RCB.

      Esse serviço corresponde a até oito chamados mensais de suporte, com duração máxima de quatro horas cada.

      O suporte técnico remoto da RCB é composto por equipes técnicas qualificadas na resolução de problemas relacionados ao acesso dos participantes à infraestrutura tecnológica da Bolsa por intermédio da RCB, operando sete dias por semana, durante 24 horas.

      O escopo desse serviço está restrito à infraestrutura interna do participante, tendo como ponto limítrofe o CPE (Customer Provided Equipment) instalado nas dependências do participante.

      Nesse pacote, estão incluídas as seguintes atividades:

      • Interação direta com a equipe de rede da B3;
      • Acompanhamento, junto à operadora, das providências tomadas em caso de detecção de problemas nos links de comunicação;
      • Suporte e reconfiguração do equipamento de rede que faz fronteira com a RCB;
      • Diagnóstico de problemas de conectividade e performance; e
      • Avaliação de estações de negociação quanto à conectividade com a RCB.

      Para quem é

      Este serviço pode ser utilizado por participantes que já utilizam ou pretendem utilizar a RCB como alternativa de conexão à rede de comunicação da B3.

    • Gerenciamento da conexão com a rede RCB

      O serviço de gerenciamento da RCB fornecido pela Bolsa é composto por equipes técnicas capacitadas e com conhecimento e ferramentas específicos necessários a essa prestação de serviços, operando sete dias por semana, durante 24 horas, com o objetivo de aumentar o grau de disponibilidade dos sistemas.

      Nesse pacote, estão incluídas as seguintes atividades:

      • Gerenciamento de disponibilidade e status (acompanhamento on-line de conectividades e equipamentos que fazem fronteira com a RCB);
      • Histórico de alarmes e emissão de alertas em caso de falhas;
      • Volumetria de tráfego de operações;
      • Recomendação de upgrade de banda e equipamento, caso seja identificada tal necessidade;
      • Monitoração dos links de comunicação com a operadora e emissão de alertas em caso de indisponibilidade;
      • Gerenciamento de disponibilidade do equipamento que faz fronteira com a RCB;
      • Monitoração do SLA com a operadora;
      • Emissão de relatórios de disponibilidade e capacidade do link de comunicação e de indicadores do equipamento de rede e;
      • Recomendação de upgrade de banda e equipamento, caso seja identificada tal necessidade.

      Para quem é

      Este serviço pode ser utilizado por participantes que já utilizam ou pretendem utilizar a RCB como alternativa de conexão à rede de comunicação da B3.

    Para contratar