Serviço DATAWISE

Os tópicos selecionados abaixo podem ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre o DATAWISE. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte comercial através do e-mail produtosdedados@neoway.com.br.

  • O que é o DATAWISE?

    O DATAWISE é o serviço que consolida dados dos mercados atendidos pela B3 e de fontes externas para possibilitar a consulta de informações relevantes para o seu negócio de forma fácil, ágil e inteligente.

  • Quais são os pacotes disponíveis?
    • DATAWISE Reports é o website com relatórios analíticos dos dados de negociação e pós-negociação dos ativos de balcão.
  • Posso divulgar as informações do DATAWISE para pessoas externas da companhia contratante?

    Não, os dados contidos dentro do DATAWISE são exclusivos para uso em atividades internas

  • O que é o CAU?

    O Controle de Acessos Unificado (CAU) é o sistema utilizado pelo DATAWISE para o gerenciamento do perfil dos produtos (DATAWISE Dashboards e Reports) e dos usuários contratados.

  • Quais as caracterizações das empresas no DATAWISE (internet e Extranet)?
    • Internet: Empresas listadas, startups, assets, entre outras empresas que não possuem uma conexão VPN ou RCB com a B3 têm a criação de usuários que podem ter acesso ao DATAWISE realizado pela B3

    • Extranet: Participantes de negociação (Agentes de custódia, PN, PNP, etc), que possuem conexão VPN ou RCB com a B3 e escolhem no momento de a contratação serem do perfil extranet por terem o direito à possuírem um usuário privilegiado, que são os usuários da instituição com o papel administrativo dentro do DATAWISE realizando a criação ou exclusão de usuários e o atrelamento de perfil do produto a eles.

  • Quem é o privilegiado do CAU?

    As empresas do perfil extranet, ou seja, bancos e corretoras que possuem conexão VPN ou RCB com a B3, que optam no momento da contratação por ter um perfil administrativo dentro do sistema CAU, possuem pelo menos um usuário privilegiado. O usuário desse perfil é o responsável da empresa pelo gerenciamento dos usuários da instituição (criação ou exclusão) e perfis do produto DATAWISE.

  • O privilegiado do CAU consegue atrelar perfil para o próprio usuário ou para outros privilegiados?

    Não, apenas a B3 consegue realizar o atrelamento do perfil para os usuários privilegiados da instituição.

  • Como funciona o acesso para instituições de empresas de mesmo grupo econômico

    O acesso ao produto DATAWISE é feito via CAU quando as empresas são extranets, os privilegiados das empresas atuam provisionando o cadastro no CAU. No caso de empresas internet, a B3 é encarregada pelo cadastro.

    Essa situação cadastral do CAU funciona para conglomerados no sentido que, se for uma empresa extranet brasileiro, a atuação no cadastro é de responsabilidade do próprio participante e suas afiliadas sejam locais ou globais. Se for uma empresa internet, o cadastro é feito pela B3, seja o conglomerado local ou global.

    Desse modo, o cadastro em si não muda por ser uma empresa global ou local, porém, independentemente de ser conglomerado ou não, são três licenças para cada contrato. 3 para DATAWISE Dashboards, 3 para DATAWISE Insights e ilimitado para DATAWISE Reports.

  • Como funciona a liberação do serviço?

    A liberação do serviço depende do perfil da empresa contratante (internet e extranet), no qual para as empresas internets a liberação é feita exclusivamente pela B3, enquanto para as extranets há a ação da B3 e do usuário privilegiado. Para mais informações sobre a liberação, por favor, acesse o item Etapa de liberações DATAWISE da aba de Contratação e Acesso.

  • Como altero os usuários que podem ter acesso aos produtos do DATAWISE?

    No DATAWISE existe anexos específicos para modificações de usuários e para modifica-los basta preencher o anexo selecionando a opção que gostaria (inclusão ou exclusão) e envio dele para a equipe de contratação no e-mail contratacao@b3.com.br. A seguir segue o direcionamento desses anexos por módulo do DATAWISE:

    • Anexo V: corresponde ao módulo DATAWISE Reports

    É importante ressaltar que para os contratantes extranets do módulo Reports que não há a necessidade de preenchimento do anexo V a menos que o usuário que queira modificação seja um dos privilegiados da instituição. A administração dos demais usuários é feita exclusivamente pelo usuário privilegiado.

 

DATAWISE REPORTS

  • Quais são os formatos dos relatórios?

    Os formatos de relatórios disponíveis são o Market Report no qual os arquivos podem ser disponibilizados em PDF ou XLSX ou o Data Report no qual os arquivos podem ser disponibilizados em XLSX ou TXT. Para maiores informações sobre os relatórios acesse a aba de pacotes disponíveis e manuais.

  • Quais são os relatórios disponíveis?

    Na aba de pacote disponíveis e manuais é possível verificar ao final da página todos os dashboards disponíveis para contratação e realizar download do manual no qual encontrará mais detalhes sobre o conteúdo e layout.

  • Qual a função do usuário Master?

    O usuário master é responsável por atribuir as funções de “Comprador”, “Visualizador” ou “Nenhum” para os usuários da instituição dentro da plataforma do DATAWISE Reports.

  • Qual a função dos usuários com a permissão de comprador?

    Os compradores são os usuários responsáveis pela compra dos relatórios da instituição e pela liberação dos relatórios para os usuários da empresa. Além de poder visualizar os arquivos e realizar downloads dos relatórios.

  • Qual a função dos usuários com a permissão de visualizador?

    Os visualizadores podem visualizar os arquivos e fazer download dos relatórios.

  • Qual a diferença entre usuário master e privilegiado?

    O usuário master é responsável pela administração de permissões dentro do DATAWISE Report, já o privilegiado é o responsável pela administração de perfis e usuários no CAU

  • Como é realizada a compra de relatórios dentro do DATAWISE Reports?

    O usuário comprador terá disponível a aba de produtos na qual será exposto quais relatórios estão disponíveis com os preços na qual o usuário poderá efetuar a compra. Caso queira algum relatório que não esteja disponível na página basta entrar em contato conosco através do e-mail produtosdedados@neoway.com.br

  • Quais os perfis disponíveis no DATAWISE Reports?

    No Reports temos duas opções de perfils que podem ser atrelados ao usuário após a contratação do serviço:

    • Perfil DATAWISE_REPORT-EXT-COMUM para ter acesso a aba de download de arquivo, que é a aba em que terá acesso ao produto dentro da plataforma;
    • Perfil DATAWISE_REPORT-EXT-MASTER para controlar as permissões de “Comprador” e “Visualizador” dentro da plataforma;

    Caso queira ter acesso ao produto como o papel administrativo deve se atrelar os dois perfis mencionados acima.

  • Quais as abas disponíveis para cada usuário?
    • A aba de administração: somente estará disponível para os usuários com o perfil master e ela permite que o usuário de a permissão de “Comprador” ou “Visualizador” aos usuários da instituição. Faz-se válido ressaltar que se o usuário tiver apenas o perfil master ele não conseguirá acesso a aba de downloads, que dá acesso ao produto.
    • A aba de download: Estará disponível para os usuários que possuem o perfil de usuário comum a seu usuário. Os arquivos que o usuário comprador liberou para aquele determinado usuário ficam dispostos nessa aba para que seja realizado o download.
    • A aba de produtos: Estará disponível para os usuários compradores. Nesta aba os usuários podem visualizar os produtos existentes, os exemplos de produtos e contratar novos produtos.
  • Há um limite de usuários no DATAWISE Report?

    Os acessos a plataforma do Reports são de administração e responsabilidade da própria instituição, então caso a instituição queira obter mais usuários para:

    • Empresas extranets devem contatar o usuário privilegiado e pedir que ele crie e atrele os perfils do DATAWISE Reports (Master e/ou Comum) no portal do CAU
    • Empresas internet devem preencher o Anexo V, sinalizar os perfils do DATAWISE Reports (Master e/ou Comum) que deseja ter atrelado ao seu usuário e enviar o documento para contratacao@b3.com.br.