O formador de mercado é uma pessoa jurídica, devidamente credenciada na B3, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de determinados papéis regular e continuamente durante a sessão de negociação, fomentando sua liquidez, facilitando seus negócios, reduzindo sua volatilidade intradiária, melhorando a profundidade do book e mitigando movimentos artificiais nos seus preços. Eles agem de acordo com alguns parâmetros de atuação pré-definidos, tais como a quantidade mínima negociada por eles e o spread máximo exercido durante as sessões. Em troca, eles são beneficiados com alguns incentivos tarifários.

Para as companhias, o formador de mercado é um importante instrumento para aumentar a liquidez dos papéis. Cada formador pode se credenciar para atuar em mais de um ativo ou derivativo, mas é importante saber que há duas categorias de atuação diferentes: um formador de mercado pode ser autônomo ou contratado.

Por um lado, os formadores de mercado autônomos fazem parte de um programa promovido pela própria B3 e que não oferece custos às companhias. Seus parâmetros, benefícios e obrigações de atuação são definidos pela B3 em Ofício Circular e, assim, ele não tem vínculo com as companhias, sem obrigação de lhes prestar informações. Nesse caso, o formador tem um perfil mais quantitativo e, com o programa, cada emissor tem direito a, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 formadores, que podem atuar em conjunto com o contratado pelo emissor.

Por outro lado, os formadores de mercado contratados, apesar de serem limitados a 1 por emissor e monitorados pela B3, são contratados diretamente pelo emissor e têm suas obrigações e parâmetros definidos por ele. Nesse caso, além do trabalho quantitativo, o formador também tem um perfil qualitativo atrelado ao entendimento dos negócios da companhia, exercendo um papel de suporte e enviando informações específicas sobre seus papéis durante as sessões de negociação.