1° Quadrimestre / 2019

.

  • Novas Funcionalidades do PUMA

    Estamos estudando com o mercado as possíveis funcionalidades que poderão ser aprimoradas e desenvolvidas no PUMA.

  • Conjunto de Melhorias dos Sistemas da Câmara

    - Segundo Conjunto de Melhorias

    Após o IPNv2, iniciamos o segundo conjunto de melhorias dos Sistemas da Câmara B3 e divulgamos a nova versão do Catálogo de Mensagens e Arquivos.

    - Terceiro Conjunto de Melhorias

    Essa iniciativa ocorre em linha com os compromissos e os entendimentos mantidos com os participantes, reforçados com a entrega, em agosto de 2018, do segundo conjunto de melhorias e correções da Câmara BM&FBOVESPA. O terceiro conjunto de melhorias e aprimoramentos de processos e sistemas da Câmara BM&FBOVESPA será disponibilizado para certificação a partir de 22/10/2018; e o Sinacor a partir de 26/10/2018, com expectativa de implementação em produção na segunda quinzena do mês de novembro.

    Workshop Técnico - 18/09/2018 (Vídeo)

    Ofícios e Comunicados relacionados:
    081/2018 - VOP - Comunicado Externo

    Para ter acesso ao(s) documento(s), acesse:
    http://www.b3.com.br/pt_br/regulacao/oficios-e-comunicados/oficios-e-comunicados/

  • Line 5.0 – Trading

    O LINE 5.0 é uma ferramenta integrada à plataforma de negociação (PUMA) que permite aos participantes de negociação estabelecerem limites de pré-negociação e acompanharem os comitentes operando nos mercados administrados pela B3, independentemente da forma de acesso (DMA, Mesa ou Assessor).

    Datas de implementação do Projeto LiNe 5.0 em ambiente de produção:

    • 12/11/2018 – início da produção paralela com ordens
    • 11/02/2019 – primeira onda de migração abrangendo os contratos futuros de commodities e de juro
    • 25/02/2019 – segunda onda de migração incluindo os demais contratos futuros e o mercado de ações. 

    Para mais informações, acesse o Site do Projeto.

  • Aceitação em Garantia – ETF Internacional e BDR NP

    Aceitação de BDR Não Patrocinado Nível I e ETF referenciado a índices internacionais como margem de garantia pela Clearing da B3. Esta iniciativa tem o objetivo de possibilitar maior alocação em BDRs para fundos que fazem operações com derivativos, incentivar a distribuição dos produtos para fundos e atender a demanda de gestores de ETFs Internacionais e fundos de “Ações – BDR N1”

  • CORE1

    O projeto CORE1 tem como objetivo alterar a metodologia do cálculo do risco de operações não-alocadas. Estão previstas duas alterações que têm como objetivo melhorar a metodologia atual. A primeira alteração é no tratamento das operações estruturadas. A metodologia atual assume a possibilidade de alocação das diferentes pontas das estruturas para contas distintas. A alteração consiste em considerar que todas as operações estruturadas só podem ser alocadas de forma conjunta.

    A segunda alteração está relacionada à hipótese de inadimplência simultânea de comitentes vinculados às contas másteres. Na metodologia atual, a hipótese é a de que todas as contas vinculadas às contas másteres com operações não alocadas podem ficar inadimplentes simultaneamente. Esta hipótese será alterada para a hipótese onde é considerado plausível a inadimplência de um conjunto de comitentes vinculados à N contas másteres.

    Workshop Técnico - 18/09/2018 (Vídeo)

    Material de apoio:

  • Automatização de Conversões de Ativos

    Esta iniciativa visa trazer mais agilidade e segurança ao processo de conversão voluntária de ativos, eliminando a necessidade de atividades manuais, troca de e-mails e cartas físicas entre Agentes de Custódia, B3 e Escrituradores. A conversão voluntária se dá quando o Emissor permite em seu estatuto social ou escritura de emissão, o direito do titular do ativo de convertê-lo em outro ativo, a qualquer tempo.

    Benefícios:

    - Processo mais ágil e eficiente para todos os envolvidos;

    - Controle e visibilidade das etapas do processo (acompanhamento de status);

    - Segurança no trânsito de informações;

    - Redução de risco operacional com a eliminação de atividades manuais.

    Comparação dos Fluxos: 

    1quadriclientes.jpg