Os túneis de negociação são intervalos de preço ou de quantidade definidos pela B3 para cada ativo ou derivativo, sendo aplicáveis às ofertas e às operações. Trata-se de um mecanismo de mitigação de risco que contribui para diminuir a ocorrência de erros operacionais, evitar a manipulação de preços e proporcionar a adequada e eficiente formação do preço.

  • Classificação dos Túneis

    Os túneis de negociação podem ser classificados em:

    1. estáticos: nos quais os limites são estáticos e previamente fixados pela B3, não variando durante a sessão de negociação; ou
    2. demonstração visual do tipo de túnel de negociação estático descrito anteriormente

    3. dinâmicos: nos quais os limites são dinâmicos, variando durante a sessão de negociação, sendo classificados em:
    4. (a) síncronos: sincronizados com o valor de referência do preço de determinado ativo ou derivativo em tempo real, durante a sessão de negociação. O valor de referência do preço é calculado em relação ao (i) último preço atualizado; (ii) preço da última operação; ou (iii) na ausência destes, será calculado em função do preço de fechamento ou do preço de ajuste; ou

      demonstração visual do tipo de túnel de negociação dinâmico-síncrono, descrito anteriormente

      (b) assíncronos: não sincronizados com o preço de determinado ativo ou derivativo em tempo real durante a sessão de negociação. O valor de referência é calculado em relação ao preço que tenha origem em metodologia de cálculo ajustada às operações de ativo-objeto diverso do ativo ou derivativo.

      demonstração visual do tipo de túnel de negociação dinâmico-assíncrono, descrito anteriormente

  • Tipos de Túneis de Negociação

    A B3 adota os seguintes túneis de negociação:

    1. túnel de rejeição: são intervalos de variação de preços ou de quantidade estabelecidos pela B3 que têm como objetivo impedir o registro de ofertas de compra com preço acima de determinado valor e ofertas de venda com preço abaixo de determinado valor.
    2. túnel de leilão: aciona, de forma automática, o procedimento de leilão, levando-se em consideração o preço ou a quantidade da oferta.
    3. túnel de proteção durante leilão e call: prorroga automaticamente o encerramento de um leilão caso um dos parâmetros de proteção tenha sido atingido.

    Tipos de proteção:

    1. Por Preço: intervalo de variação de preços estabelecido pela B3, com o objetivo de prorrogar, automaticamente, o encerramento dos leilões ou dos calls de abertura e de fechamento, caso o preço teórico infrinja seus limites inferior ou superior.
      • Exemplo:

      • - Parâmetro de 2% para cima e para baixo.
      • - Preço Referência = 100,00
      • - Túnel Proteção Superior será igual 102,00
      • - Túnel Proteção Inferior será igual 98,00

      Se durante o leilão o preço teórico for igual ou maior do que 102,00. O leilão será automaticamente prorrogado.

      Se durante o leilão o preço teórico for igual ou menor do que 98,00. O leilão será automaticamente prorrogado.

      Se o preço for maior do que 98,00 e menor do que 102. O túnel de proteção por preço não é acionado.

    2. Por Quantidade: acionado caso um participante de negociação pleno tenha quantidade de lotes na formação do preço teórico do leilão superior ao parâmetro configurado como valor absoluto. Neste túnel, as quantidades das ofertas de compra e de venda de um mesmo participante são analisadas em conjunto.
      • Exemplo:

      • - Parâmetro de 500 contratos
      Preço Quantidade Compra Venda Quantidade Preço
      100,00 250 A C 400 100,00
      100,00 400 B A 250 100,00

      A soma das quantidades do participante A é de 500 contratos, portanto, a proteção por quantidade é acionada e o leilão é prorrogado.

    3. Por Concentração: acionado caso determinado percentual sobre a quantidade teórica do leilão obtido por um participante de negociação pleno seja atingido no momento do encerramento do leilão. Neste túnel, as quantidades de ofertas de compra e de venda de um mesmo participante são analisadas isoladamente.
      • Exemplo:

      • - Parâmetro de 80% contratos
      Preço Quantidade Compra Venda Quantidade Preço
      50,00 150 A C 200 50,00
      50,00 100 B      

      O participante C está com uma concentração de 100% no lado da venda, portanto, a proteção por concentração é acionada e o leilão é prorrogado.

  • Preço-base do Túnel de Negociação

    O preço-base de túnel representa o preço utilizado como base para fazer os cálculos dos túneis de negociação.

    O preço-base dos túneis de rejeição no mercado de derivativos será o preço de ajuste do vencimento.

    No caso dos túneis de preço médio (confirmar se este é o termo usado no MPO)

    Com relação aos demais túneis, o preço-base será de acordo com as seguintes metodologias:

    1. LAST TRADED PRICE (LTP): último preço negociado.
    2. C-LAST: O último preço negociado, se este estiver entre a melhor oferta de compra e a melhor oferta de venda; ou A melhor oferta de compra, se esta for superior ao último preço negociado; ou A melhor oferta de venda, se esta for inferior ao último preço negociado.
    3. MOST RECENT: último preço negociado ou o preço de referência (preço calculado pela Bolsa conforme a metodologia adotada pelo contrato), sendo aquele que tiver sido objeto de atualização mais recente.

    A atualização dos preços de referência varia de acordo com os seguintes parâmetros configurados:

    1. pivô: vencimento considerado de maior liquidez para um mesmo contrato, que será utilizado como base para a atualização dos demais vencimentos considerados de menor liquidez;
    2. tempo de atualização: intervalo de tempo no qual o sistema atualizará o centro do túnel, independentemente da oscilação de preço do ativo ou do derivativo;
    3. percentual de atualização: valor percentual que, caso seja atingido, atualizará o centro do túnel. Esse percentual será calculado em relação ao último preço calculado e, na sua ausência, sobre o preço de ajuste; e
    4. cálculo pelo diferencial: definição do centro do túnel pelo cálculo do diferencial entre os preços de ajuste dos vencimentos de uma mesma mercadoria.
  • Manual de Cálculo dos Túneis de Opções